Produtores de Vargem Grande do Sul (SP), Sudoeste Paulista, Sul de Minas e Triângulo Mineiro (MG) tiveram dificuldades na colheita no último fim de semana (20 e 21/08) por conta das chuvas. As praças paulistas foram as que receberam maiores volumes precipitações: 67 mm em Vargem Grande do Sul e 60 mm em Itapetininga (Sudoeste Paulista), segundo o Jornal do Tempo.
Assim, houve menor oferta de batata, elevando os preços na segunda-feira, 22. O aumento mais expressivo foi no atacado do Rio de Janeiro, onde o tubérculo se valorizou 55% na segunda em relação sexta-feira passada, 19, com preço médio de R$ 141,67/sc de 50 kg. No atacado paulistano, a cotação foi de R$ 119,17/sc de 50 kg, 15% maior na mesma comparação. As cotações voltaram a cair na terça-feira, 23, com a normalização de colheita nessas regiões atingidas pela chuva.
Chuvas e geadas no início da semana também atrapalharam as atividades de plantio da safra das águas no Sul do País. Em Guarapuava (PR), por exemplo, produtores já esperavam pela frente fria, e interromperam o plantio durante as precipitações.