Piracicaba, 15 – Em um cenário de queda no consumo de sucos, empresas e demais entidades do setor têm buscado estimular a demanda pelo produto na Europa, com base nas crescentes tendências de saudabilidade e sustentabilidade no setor de frutas. Uma dessas iniciativas é a criação do "suco fresco espremido na loja" (em tradução livre).
Segundo notícia do portal Fresh Plaza, a empresa Zumex, estratégica no desenvolvimento do negócio de sucos, é a responsável pela ação, que ocorre em supermercados da Espanha, França e Reino Unido. Nas lojas participantes, os consumidores passam pelo processo de autoatendimento – isto é, podem utilizar as máquinas para espremer e, depois, consumir o suco em sua forma mais natural.
Na Espanha, a ideia deu certo, tornando-se hábito comum em 11% das famílias do país, de acordo com pesquisa feita pela Zumex. Na França, outra pesquisa, da Nielsen, revelou que a máquina tem estimulado a demanda por suco – com crescimento considerável em lojas com o espremedor, enquanto àquelas sem o maquinário registraram queda na comercialização.
OUTRAS OPÇÕES – Com o mesmo pensamento, nasceu a "Feel the peel", uma máquina que, além de produzir sucos espremidos na hora, promove uma forma sustentável de servir o produto: as cascas, que se tornariam lixo, são transformadas em copos. Após a preparação do suco, a casca é separada e processada, passando por uma impressora 3D que, com os filamentos produzidos, se transforma em copo. Este equipamento ainda é um projeto piloto, mas está sendo testado em lojas da Itália.
Foto: Reprodução/dezeen.com
No Brasil, os sucos de laranja naturais são facilmente encontrados em lanchonetes e restaurantes. Mas, será que a máquina se tornaria popular nos supermercados? E os copos ecológicos, podem ser estendidos para outras formas de consumo?
Fonte: Ecycle, dezeen e freshplaza