Piracicaba, 28 – Durante as festas de fim de ano, geralmente, a comercialização de melão aumenta, devido às "preparações das mesas". Este cenário costuma ocorrer tanto no mercado doméstico quanto no internacional. Contudo, o resultado pode ser diferente neste ano.
Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, os principais entraves às boas vendas registradas neste período podem ser a baixa produtividade do Rio Grande do Norte/Ceará e, até mesmo, o menor volume cultivado para este fim no Vale do São Francisco (BA/PE) – normalmente, o Vale intensifica o plantio em outubro, para colher nas festas de fim de ano, o que não ocorreu em 2017. Além disso, há de se considerar que a crise econômica ainda poderá impactar o consumo.
Vale lembrar que ambas as regiões produtoras de melão vêm sofrendo com a crise hídrica nos últimos anos e, por isso, têm apresentado limitantes para a cultura. Neste ano, inclusive, os calibres pouco satisfatórios afetaram a comercialização em certos períodos. Além disso, pragas também foram observadas nas regiões, impactando a produção.
Fonte: hfbrasil.org.br