×
Uva
Março 8, 2024
UVA/CEPEA: Chuvas intensas seguem prejudicando produção no Vale
BRS vitória se desvaloriza, mas branca sem semente segue em alta

Por Gabriela Sousa Lima e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Chuvas intensas seguem prejudicando produção no Vale Ver fotos

Piracicaba, 08 - O cultivo de uvas no Vale do São Francisco (PE/BA) tem sido fortemente afetado pelas chuvas, com reflexo no volume, na qualidade e aumento nos custos de produção. Desde o início do verão 2023/24, o excesso de umidade nas roças tem provocado rachaduras, abortamento de floradas e aparecimento de doenças, como glomerella, que costuma atingir principalmente as variedades BRS, além de míldio e ferrugem, podendo resultar em queda ainda mais acentuada da produtividade local.

Por conta disso, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, mais produtores têm investido em plasticultura como tentativa de conter os danos, o que acaba refletindo em aumento dos custos, que já estão acima do normal. Vale lembrar que, dados os desafios, o cenário ainda é de baixa oferta e preços em alta – com exceção da BRS vitória embalada, que nesta semana (04 a 08/03), foi vendida à média de R$ 11,7/kg, baixa de 14% em relação à semana passada. Isso porque mesmo com pouca oferta, a variedade detém a maior ocorrência de baixas na qualidade. As brancas sem semente embaladas, por outro lado, seguiram em patamares firmes, R$ 16,00/kg (+2,1% no mesmo comparativo).

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
branca sem semente
brs vitória
chuva
cotação
demanda
negra sem semente
oferta
preço
qualidade
uva
vale do são francisco