×
Agosto 24, 2016
VENDA DIRETA
Novas formas de comercialização de hortifrutis

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VENDA DIRETA Ver fotos

Na edição de Agosto da Revista Hortifruti Brasil, foram abordadas diversas formas de comercialização de hortifrutis diretamente do produtor ao consumidor. Abaixo, veja duas dessas formas, e clique aqui para acessar a edição completa:

TURISMO RURAL

Na história, diversas são as hipóteses sobre o surgimento do turismo rural, mas é consenso que se tornou uma atividade econômica no século XX, primeiro na Europa e depois nos Estados Unidos. Esse tipo de turismo chegou na década de 1980 na Argentina, Chile, Uruguai e Brasil. Nos anos 1990, o turismo rural se expandiu para Japão, África e Oceania. Para os agricultores entrevistados pela Hortifruti Brasil, além de mostrar a beleza de uma determinada região, o objetivo principal do turismo rural é conectar o consumidor final à terra. Esse tipo de turismo gera uma renda extra ao agricultor e pode diminuir o êxodo rural e manter a família no campo. Essa modalidade pode despertar também o consumo hedônico. De acordo com levantamentos da equipe Hortifruti, a maiorias das áreas com turismo rural no Brasil é relacionada a frutas e próximas a grandes centros. Raros são os casos de turismo com hortaliças. Grande parte das propriedades é de pequenos produtores ou familiares, segundo informações do Ministério do Turismo. No interior do estado de São Paulo, o turismo rural é uma iniciativa bem difundida. O chamado “Circuito das Frutas” abrange 10 cidades, algumas delas são Itatiba, Itupeva, Jundiaí e Louveira. Algumas iniciativas no Sul do Brasil e projetos isolados no Nordeste, como na Paraíba, também têm apresentado bons resultados.

Foto: Maicol Venturin

HORTAS URBANAS

As hortas urbanas (com finalidade comercial) estão se expandindo cada vez mais, tanto nas metrópoles quanto nas cidades interioranas. Estima-se que a produção de alimentos em áreas urbanas represente de 15% a 20% da produção mundial, principalmente com frutas e hortaliças, segundo pesquisa do Instituto Worldwatch, divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Para quem produz, essa forma de comercialização direta é vista como uma oportunidade. A motivação, muitas vezes, surge na forma de incentivos governamentais, como nos casos citados na edição de Agosto da revista Hortifruti Brasil.

Foto: Horta Canale

Fonte: Hortifruti/Cepea

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
comercialização
consumidor
horta urbana
Hortifruti
produtor
turismo rural
venda direta