Piracicaba, 21 - O especial de 1 Ano do hfbrasil.org.br destaca as notícias de maior visibilidade já publicadas na seção Radar HF do site. Vale a pena conferir quais foram as 12 notícias mais lidas neste um ano de existência.
1. RANKING DOS HFS
Fonte: hfbrasil.org.br
O "Ranking dos HFs" publicado em março de 2016 fez tanto sucesso que se transformou em tema de análise todo mês no site. O primeiro, publicado há 12 meses, destacou que Mamão Formosa, Melão Amarelo e "Limão" Tahiti foram as frutas mais valorizadas e que Cenoura, Cebola e Tomate foram os que mais se desvalorizaram em março de 2016 - https://www.hfbrasil.org.br/br/ranking-dos-hfs.aspx
2. FRUTA NO TUBO
Fonte: Fruittube.es
A empresa Frui&tube resolveu vender suas frutas em tubos plásticos parecidos com embalagem de bolinha de tênis. A notícia fez sucesso, mas será que a moda pegou? - https://www.hfbrasil.org.br/br/fruta-no-tubo-13042016.aspx
3. LARANJA E UVA PODEM SER AS PEÇAS-CHAVE PARA A LUTA CONTRA A OBESIDADE
Fonte: Divulgação
A Universidade de Warwick, no Reino Unido, mostrou que cápsulas com compostos da laranja e da uva concentrados podem ser capazes de combater algumas doenças. Confira quais são na edição de abril/2016: https://www.hfbrasil.org.br/br/laranja-e-uva-podem-ser-as-pecas-chave-na-luta-contra-a-obesidade.aspx
4. NOVAS TENDÊNCIAS NO MERCADO DE FRUTA
Fonte: Fresh Plaza
A conveniência dos alimentos continua regendo as inovações de frutas e hortaliças, e a Europa espera que até 2020 as vendas de hortifrútis prontos para consumo cresçam, em média, 15% - https://www.hfbrasil.org.br/br/novas-tendencias-no-mercado-de-frutas-e-hortalicas.aspx
5. A BASE DA PIRÂMIDE AUMENTOU
Fonte: Divulgação
A partir de 2014, teve início uma transição nas classes da pirâmide social do Brasil, influenciada sobretudo pela crise econômica brasileira. Muitas famílias da classe C voltaram às classes D e E. Entenda sobre os impactos aqui: https://www.hfbrasil.org.br/br/a-base-da-piramide-aumentou-05072016.aspx
6. FRUTAS E HORTALIÇAS PODEM ATRAIR, SIM, MAIS CRIANÇAS
Fonte: Paola Garcia Ribeiro Miori – Piracicaba (SP)
Um estudo em uma universidade norte-americana Cornell University mostrou que o marketing pode ajudar as crianças a consumirem mais frutas e hortaliças - https://www.hfbrasil.org.br/br/frutas-e-hortalicas-podem-atrair-sim-mais-criancas-23082016.aspx
7. O QUE FAZER COM CASCAS DE LARANJA E DE MAÇÃ?
Fonte: Divulgação
Laranja e maçã são frutas muito utilizadas para se fazer suco em todo o mundo, porém a parte das cascas são descartadas. Para solucionar esse problema, uma parceria entre universidades de Portugal e da Austrália propôs um modo de utilizar essas cascas, confira aqui.
8. BANANA ESTÁ PRESENTE NA "SEMANA MESA SP"
Fonte: Eliane Muller – Asbanco
Um grande evento de gastronomia "Semana Mesa SP" que aconteceu em São Paulo em outubro de 2016, deu espaço privilegiado à banana do Norte Santa Catarina a partir do documentário "Além mar: A cozinha de Santa Catarina que você não conhece" - https://www.hfbrasil.org.br/br/banana-esta-presente-na-semana-mesa-sp.aspx
9. ALIMENTO SEGURO
A Anvisa lançou, no final de novembrode 2016, um relatório de Programa de Análise de Resíduo de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), que apontou dois avanços muito importantes para avaliar a segurança das frutas e hortaliças. Veja mais aqui.
10. "ÁGUA DE MELANCIA": A NOVA ÁGUA DE COCO?
Fonte: wtrmlnwtr.com
A melancia vem ganhando espaço no mercado em alguns países. As pessoas consomem a fruta, o suco e até a semente. Será que vamos ter uma nova queridinha da nutrição e refrescância, competindo com a água de coco? - https://www.hfbrasil.org.br/br/agua-de-melancia-a-nova-agua-de-coco.aspx
11. ALFACE COM MAIOR "VIDA ÚTIL" VENCE PRÊMIO DA FRUIT LOGISTICA 2017
Fonte: Fresh Plaza
Em fevereiro de 2017, a alface Knox, da empresa Rijk Zwaan, ganhou o prêmio Fruit Logistica Innovation Award 2017, por desenvolver uma solução que evita a oxidação da alface cortada, fazendo com que ela dure mais tempo - https://www.hfbrasil.org.br/br/hortifruti-cepea-alface-com-maior-vida-util-vence-premio-da-fruit-logistica-2017.aspx
12. BRASIL PRETENDE ELEVAR CONSUMO DE HORTIFRÚTIS ATÉ 2019
Fonte: Pixabay
Seguindo a proposta do Ministério da Saúde de "descascar mais e embalar menos", o Brasil pretende aumentar em 17,8%, até 2019, o consumo de frutas e hortaliças. A proposta está diretamente ligada à matéria de capa da edição de março de 2017 da Hortifruti Brasil, que você pode conferir aqui.
Fonte: hfbrasil.org.br