HORTIFRUTI BRASIL COMPLETA 20 ANOS
REVISTA HORTIFRUTI BRASIL - conheça mais o projeto que completa 20 anos de história através da Revista Hortifruti Brasil, já formou milhares de alunos e hoje é referência de mercado para os produtores de frutas e hortaliças do Brasil.
REVISTA HORTIFRUTI BRASIL
A primeira edição da Revista foi publicada em maio de 2002 e, desde então, ela foi publicada ininterruptamente, mesmo durante o início da pandemia, quando permaneceu na versão on line. Levando em conta todas os nossos meios de divulgação, a revista foi acessada por 200 mil leitores em 2021. A revista tem evoluído junto com os seus leitores tanto no conteúdo exposto quanto nos formatos de divulgação. Todo esse conteúdo independentemente do formato de divulgação ela está disponível gratuitamente à comunidade de frutas e hortaliças. A Revista é a referência para um setor tão carente de informações de mercado e de pesquisa de outras fontes.
QUEM FAZ A REVISTA? É importante ressaltar que todo o conteúdo produzido e divulgado pela revista e pelos canais digitais é gerado pela Equipe Hortifruti do Cepea. A equipe Hortifruti é parte do Cepea, da Esalq, unidade da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba. Reúne pesquisadores e alunos da Esalq com formações complementares (Engenharia Agronômica, Ciência dos Alimentos, Economia e Administração), dedicados aos aspectos econômicos dos setores de frutas e hortaliças.
INFORMAÇÃO AO ALCANCE DE TODOS – A revista Hortifruti Brasil expandiu suas fronteiras na comunicação (revista e eventos) para o digital. Hoje, mais que uma revista impressa, ela é uma plataforma de divulgação de dados e informações, que estão disponíveis no site da HFBrasil (hfbrasil.org.br). O produtor rural tem ainda um canal de comunicação direto via WhatsApp, para falar direto com a Equipe Hortifrúti: 19 99128 – 1144.
MILHARES DE ALUNOS FORMADOS ATRAVÉS DO PROJETO - Juntando pesquisa e extensão, a Revista cumpre sua missão com a participação ativa dos alunos do Grupo de Extensão Hortifruti Brasil da Esalq, tanto na coleta de dados quanto na transmissão complementar de informação através de palestras, visitas, eventos em feiras.
Desde 2002, a Hortifruti Brasil conseguiu formar um contingente muito grande de de profissionais com profundo conhecimento acadêmico e aplicado na área econômica de frutas e hortaliças. Temos alunos hoje em diversas frentes na área, desde pesquisa, e atuação profissional na indústria e no setor de serviços.
CONTEÚDO DIFERENCIADO – O grande diferencial desse projeto é sua integração entre Pesquisa, Ensino e Extensão. Desde 2000, o Projeto conseguiu com muito êxito produzir pesquisas, formar alunos com conhecimento de análise de mercado e simultaneamente ter um canal eficiente de comunicação e divulgação dos resultados da pesquisa com a comunidade hortifrutícola através principalmente da Revista Hortifruti Brasil e os seus canais digitais (site, redes sociais e canal WhatsApp). Desde o início, todo o conteúdo é gratuito e de amplo acesso à comunidade de produtores de frutas e hortaliças. Outro diferencial do conteúdo produzido na Revista Hortifruti Brasil está também no contato diário que seus pesquisadores mantêm com a extensa rede formada por produtores rurais, intermediários, atacadistas, técnicos especializados na produção de frutas e hortaliças e também com profissionais das indústrias de insumos e processadoras, além de representantes de entidades de classe e do governo. Essa rede de colaboradores é o ativo fundamental para a elaboração do nosso conteúdo.
Preços de comercialização e custos de produção são continuamente coletados por meio desta rede, cujos integrantes participam também de discussões sobre tendências e aspectos estruturais da hortifruticultura nacional. O contato periódico com esses agentes possibilita à equipe de discentes orientar suas pesquisas, no âmbito da Universidade, com base em necessidades reais do setor. O conhecimento que emerge das pesquisas e dos contatos de extensão enriquece o conteúdo de ensino de graduação e de pós-graduação.
20 anos da Revista Hortifruti Brasil