×
Alface
Maio 9, 2024
ALFACE/CEPEA: Em Mogi das Cruzes (SP), custos sobem mais de 50% no comparativo abr/24 x abr/23
Cenário dá sinais de melhora

Por Julia Wisnieski e Renata Meneses
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Em Mogi das Cruzes (SP), custos sobem mais de 50% no comparativo abr/24 x abr/23 Ver fotos

Piracicaba, 09 – Os custos de produção de alface permanecem em níveis elevados no estado de São Paulo, mas sinais de recuperação na produtividade devem começar a reverter este cenário. Em abril/24, o custo da crespa ao produtor de Mogi das Cruzes (SP) foi de R$ 1,55/pé, valor 3,3% superior ao mês anterior e 51,2% maior do que o de abr/23, em termos nominais.

Tal aumento é reflexo das adversidades climáticas que as lavouras enfrentaram (principalmente em relação às chuvas em excesso), fazendo-se necessário manejos mais intensos e frequentes, além do elevado volume de perdas, que também prejudicou a diluição desses custos. Por outro lado, um cenário de recuperação produtiva já começa a ser visto desde a última quinzena nas regiões acompanhadas, tanto paulistas quanto fluminense. Porém, apesar do clima mais seco, as atuais preocupações são decorrentes das elevadas temperaturas, que podem limitar uma recuperação produtiva em sua totalidade.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alface
chuva
clima
crespa
custo
ibiuna
Mogi das Cruzes
perdas
produção
produtividade
temperatura
teresópolis