Piracicaba, 10 - Nesta semana (06 a 10/05), o tempo firme predominou no interior paulista. Apesar de as temperaturas estarem na casa dos 30ºC, as lavouras de alface não foram prejudicadas. Em Ibiúna, inclusive, houve até recuperação produtiva da crespa, fato que pressionou um pouco as cotações, fechando a semana a R$ 33,33/ cx com 20 unidades (-2,44%).
Por outro lado, a americana teve menor disponibilidade no mercado devido às elevadas temperaturas no mês anterior, causando dificuldades em formar “cabeça”, o que gerou valores mais altos em relação à semana passada, registrando média de R$ 35,83/ cx com 12 pés (+16,85%) em Mogi das Cruzes.
Para os próximos dias, de acordo com a Climatempo é esperada uma mudança brusca de temperatura em Ibiúna, com máximas em torno de 20ºC e mínimas de 10ºC. Além disso, há a possibilidade de chuvas na região, o que, combinadas ao clima mais frio, tendem a prejudicar a folhosa.
NOTA: O CEPEA, que acompanha e analisa de perto as atividades do agronegócio no Rio Grande do Sul, captando as condições socioeconômicas de seus produtores rurais, neste lamentável momento de catástrofe climática, se solidariza com eles - e com a sociedade gaúcha como um todo - diante das substanciais perdas de renda e patrimonial, mas, acima de tudo, das vidas humanas sacrificadas.
Fonte: hfbrasil.org.br