×
Alface
Dezembro 12, 2023
ALFACE/CEPEA: Oferta começa a aumentar
Porém, ainda é insuficiente para reduzir drasticamente os preços

Por João Diogo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Oferta começa a aumentar Ver fotos

Piracicaba, 12 – O mês de novembro foi marcado por altos valores de comercialização das alfaces em praticamente em todas as praças acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, em virtude da baixa oferta.

No cinturão verde paulista (Ibiúna e Mogi das Cruzes), chuvas e temperaturas elevadas geram problemas nas roças, com ocorrência de queima de borda e mela. Já em Teresópolis (RJ), o clima um pouco mais firme na segunda quinzena do mês anterior favoreceu a produção e a demanda de outros estados pelas folhosas fluminenses.

Desta forma, o preço da crespa nas roças do interior de São Paulo esteve, em média, 161% superiores (nov/23 x nov/22), sendo comercializada a R$ 35,43/cx com 20 unidades. Já em Teresópolis a crespa ficou 178% mais valorizada na mesma comparação, fechando a R$ 27,81/cx com 24 unidades.

Para dezembro, há a expectativa de arrefecimento das cotações, visto que o ritmo de plantio cresceu devido aos valores atrativos. Assim, a primeira semana já apresentou decréscimos nas regiões em que as chuvas foram mais brandas, como foi o caso de Ibiúna e Teresópolis. Índices pluviométricos menos intensos e a menor demanda da época de festividades podem fazer a oferta superar a procura, afetando os preços.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alface
cinturão verde
clima
demanda
ibiuna
Mogi das Cruzes
oferta
plantio
produção
teresópolis