Piracicaba, 31 – Em janeiro, o mercado de alface está sendo marcado por variações de preços, influenciadas pelo clima das principais regiões produtoras do Sudeste. Em Teresópolis (RJ), o fim do ano e o início de janeiro foram marcados por temperaturas mais elevadas e tréguas das chuvas, cenário que elevou a oferta e pressionou as cotações. Da mesma forma, no interior paulista, produtores de Mogi das Cruzes e Ibiúna (SP) também observaram incremento de oferta pelo clima favorável e aumento do ritmo de plantio.
Desta forma, os preços caíram em todas as praças quando comparados a dezembro: em Teresópolis, a crespa teve retração de 28,5% em janeiro, finalizando à média de R$ 10,91/cx com 24 unidades. Já o cinturão verde paulista registrou média de R$ 24,65/cx para a mesma variedade com 20 unidades, queda de 23,1% na mesma comparação.
Para a sequência da temporada de verão, em fevereiro, são esperados maiores índices pluviométricos e temperaturas elevadas, tradicionais do período. Diante deste cenário, pode haver restrição de oferta pelas chuvas e demanda mais aquecida com o calor, o que pode favorecer os valores.
Fonte: hfbrasil.org.br