×
Banana
Dezembro 20, 2024
BANANA/CEPEA: Apesar da baixa oferta, produtores paulistas não conseguem subir preços
Entenda o motivo

Por Maria Fernanda Gonçalves e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Apesar da baixa oferta, produtores paulistas não conseguem subir preços Ver fotos

Piracicaba, 20 - Nesta semana (16 a 20/12), produtores do Vale do Ribeira (SP) relataram que, apesar da baixa oferta local, estão tendo dificuldades em aumentar o preço da banana da região. De acordo com colaboradores Hortifrúti/Cepea, esse cenário é reflexo da redução da demanda, que é comum para o período, devido às férias escolares e ao foco do brasileiro por outras frutas da época, como uva, ameixa e pêssego, por exemplo.

Dessa forma, houve pouca variação dos preços nesta semana. A banana prata de primeira qualidade foi comercializada por R$ 2,59/kg no Vale paulista, leve redução de 3% em relação à semana passada. A nanica de mesmo perfil foi vendida por R$ 2,17/kg, pequeno recuo de 3%. Segundo produtores, a oferta da região deve seguir controlada nas próximas semanas, devendo voltar a aumentar em meados de fevereiro de 2025. A preocupação maior no Vale do Ribeira para o próximo ano é a mão-de-obra cada vez mais escassa, que pode impactar negativamente nos tratos culturais e no custo de produção.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
baixa oferta
banana nanica
banana prata
Cepea
demanda fraca
férias escolares
festas de fim de ano
HF Brasil
preço de banana
Vale do Ribeira (SP)