×
Banana
Julho 4, 2023
BANANA/CEPEA: Baixa oferta e impasses na Argentina resultam em queda nas exportações
Até maio/23, o volume enviado foi 39% menor

Por Guilherme Alves e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Baixa oferta e impasses na Argentina resultam em queda nas exportações Ver fotos

Piracicaba, 04 – Entre janeiro e maio/23, as exportações brasileiras de banana ao Mercosul foram baixas. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, o ocorrido se deve ao restrito volume da nanica no Sul e no Sudeste do País e aos entraves econômicos da Argentina, associados a embargos.

Conforme dados da Secex, o volume enviado para o bloco sul-americano registrou queda de 39% no período, totalizando apenas 28 mil toneladas. A receita também sofreu retração, de 34%, somando US$ 11,9 milhões (FOB).

Para a União Europeia, por outro lado, os números de receita e volume registraram aumento, em razão da melhora na situação do frete marítimo. Porém, ainda são muito baixos para compensar as perdas para o Mercosul.

De junho para cá, a diminuição de temperaturas médias tem impactado no desenvolvimento dos bananais, garantido pouca oferta nas principais regiões produtoras. Deste modo, espera-se que os envios ao Mercosul ainda sigam contidos.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
argentina
banana
clima
embarques
exportação
frio
mercosul
oferta
secex
união europeia