Piracicaba, 24 – Junho já está chegando, e agentes da bananicultura brasileira já querem saber: como deve ficar a oferta de banana no período? Para a nanica, o reflexo da diminuição de adubação do último ano, devido ao elevado custo dos insumos, ainda está sendo sentido.
A oferta da variedade, que já deveria aumentar em maio, está crescendo, mas gradualmente. Somado a isso, o clima frio também impede um aumento mais expressivo de volume, visto que desaceleram a “engorda” do fruto, sobretudo no Norte de Santa Catarina e no Vale do Ribeira (SP).
Assim, a disponibilidade da nanica em junho, segundo produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea, deve crescer, mas não em grandes proporções. Bom Jesus da Lapa (BA) é uma das regiões em que a oferta tende a aumentar em maior nível.
Para a prata, o aumento no volume tem sido significativo em Delfinópolis (MG), mas segue lento no Norte de Minas Gerais. Assim, não se espera excesso de oferta ainda em junho. Espera-se que o aumento da disponibilidade da variedade seja mais espaçado nos próximos meses.
Fonte: hfbrasil.org.br