Piracicaba, 06 –As exportações brasileiras de banana recuaram neste ano. Ainda faltam dois meses para se encerrar, mas não se espera recuperação. Isso porque, apesar de os embarques estarem melhores para a União Europeia, recuaram fortemente para o Mercosul – principal destino da fruta brasileira. Cerca de 70% da banana exportada pelo Brasil vai ao bloco sul-americano.
A queda dos envios para o Mercosul reflete o impacto de ciclones recorrentes no Sul do Brasil, onde se encontra a principal região exportadora – Norte de Santa Catarina –, e a crise econômica da Argentina, importante destino nacional, onde exportadores têm reclamado de problemas com pagamento.
Vale ressaltar também o impacto de alguns países concorrentes: o Equador, apesar de problemas produtivos, teve aumento nas exportações, devido à comercialização baseada na janela de entressafra de outros países produtores e à redução dos custos com frete marítimo quando comparados com o ano anterior; já o Paraguai teve boa produção e preços mais baixos, o que foi atrativo para compradores do Mercosul.
Para saber mais sobre as exportações brasileiras de outras culturas, leia a matéria de capa da edição de novembro da revista Hortifruti Brasil.
Fonte: hfbrasil.org.br