Piracicaba, 25 - De modo geral, a produção de banana em Delfinópolis (MG) está favorável até o momento. Isso porque, ao contrário de outras regiões, foi menos impactada pelos extremos climáticos (ora excesso de chuvas, ora estiagem) e problemas fitossanitários (sobretudo o mal-do-panamá). Como resultado, o retorno financeiro também tem sido positivo.
Com a menor concorrência de outras praças — em especial as de São Paulo, Santa Catarina e Norte de Minas Gerais —, os preços da banana prata de padrão superior registraram uma média de R$ 4,92/kg entre janeiro e agosto, aumento de 47% em relação ao mesmo período do ano passado. Cabe destacar que essa cotação média nominal é a maior registrada na série histórica do Hortifrúti/Cepea, que se iniciou em 2015. Considerando os valores da prata de primeira qualidade e da de segunda, a média entre elas foi de R$ 3,94/kg neste período.
Todos esses fatores têm capitalizado e animado os produtores de banana da região, que estão investindo na expansão da área plantada. Os produtores ainda enfatizaram que Delfinópolis possui boa localização, terras e acesso à água, o que também favorece o crescimento da área da região.
Fonte: Hfbrasil.org.br