Piracicaba, 12 - Na Ceagesp, as vendas de banana se mantiveram satisfatórias nesta semana (08 a 12/06), apesar do feriado de Corpus Christi (11). Este cenário, juntamente com a pouca oferta no entreposto, impulsionou as cotações da banana prata. Assim, a variedade anã de primeira qualidade se valorizou 3%, sendo vendida na média de R$ 56,67/cx de 20 kg.
Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, apenas algumas regiões de prata registram maior oferta no período, o restante ainda está em entressafra e/ou foi afetado pelas temperaturas mais baixas, que desaceleram o desenvolvimento da fruta. Assim, a entrada nos boxes atacadistas ficou limitada. Houve relatos ainda que a baixa oferta impactou no frete, visto que alguns produtores não estavam conseguindo encher sozinhos o caminhão.
Em contrapartida, a banana nanica de primeira se desvalorizou 3%, sendo negociada a R$ 30,00/cx de 22 kg. Destaca-se que essa variedade está em período de final de safra, a queda de qualidade começou a atrapalhar suas cotações e houve um comércio mais restrito para a variedade por conta do feriado. Para a segunda quinzena, a comercialização de banana pode se reduzir.
Fonte: hfbrasil.org.br