×
Banana
Julho 22, 2019
BANANA/CEPEA: Exportações ao Mercosul estão com bom ritmo
Porém, qualidade pode ser limitante nos próximos meses

Por Rodolfo Hackmann e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Exportações ao Mercosul estão com bom ritmo Ver fotos

Piracicaba, 22 – As exportações brasileiras de banana ao Mercosul estiveram com bom ritmo na primeira metade de 2019 – os envios chegaram a quase 30 mil toneladas, valor 17% superior ao do mesmo período do ano passado, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). A receita também aumentou, totalizando cerca de US$ 7 milhões (FOB), valor 6% maior na mesma comparação. Como resultado, o bloco permaneceu como o principal destino da banana brasileira.

Vale ressaltar que este incremento das exportações no primeiro semestre esteve relacionado à boa produção do Norte de Santa Catarina (principal região exportadora ao Mercosul), que conseguiu assegurar a qualidade e o volume em determinados meses, mas também aos entraves de alguns países concorrentes – as menores exportações destes acabaram abrindo mais "espaço" para o Brasil, impulsionando os envios ao Mercosul.

Para os próximos meses, por outro lado, as baixas temperaturas do inverno podem afetar a qualidade da banana no Norte de Santa Catarina, impactando negativamente as exportações. Isso porque o frio provoca um distúrbio fisiológico conhecido como chilling ou friagem, que prejudica os tecidos da casca, resultando em escurecimento.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
Cepea
clima
exportações de banana
exportações de banana ao Mercosul
exportações de frutas
mercado internacional
oferta de banana
qualidade