Piracicaba, 18 – Apesar das limitações produtivas causadas por fatores climáticos e pelo aumento do custo dos principais insumos, as exportações brasileiras de banana se elevaram em 2021, concluindo o ano com êxito e consolidando a quarta alta anual consecutiva.
Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a quantidade enviada foi de 108,75 mil toneladas no ano passado, alta de 29% frente a 2020. Já a receita, em dólar, foi de US$ 37,11 milhões (FOB), valor 42% superior, na mesma comparação.
O aumento deste último ano se baseia na alta demanda dos países do Mercosul, para os quais os preços conseguiram subir de forma considerável, em decorrência da menor entrada da fruta de concorrentes, como Paraguai, Bolívia e Equador; no dólar valorizado frente ao Real e no mercado interno ainda fraco.
Para 2022, a expectativa é de que a produção brasileira melhore ainda mais, mesmo que em baixos níveis, devido aos maiores custos. Isto pode seguir favorecendo as exportações em detrimento do mercado interno, sobretudo para os países sul-americanos.
ATENÇÃO, LEITOR! Você já fez o seu recadastramento para continuar recebendo a revista Hortifruti Brasil na versão impressa? O prazo vai até 31/01/22. Recadastre-se agora via WhatsApp, clicando na imagem ao lado.
Fonte: hfbrasil.org.br e Secex