×
Banana
Dezembro 17, 2019
BANANA/CEPEA: Exportações decolam em novembro
Menor concorrência favorece envios, principalmente ao Mercosul

Por Rodolfo Hackmann, Leonardo Caires e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Exportações decolam em novembro Ver fotos

Piracicaba, 17 – As exportações brasileiras de banana aumentaram significativamente em novembro. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foi registrado envio total de 9 mil toneladas dessa fruta no mês passado, 51% superior ao de outubro e 28% maior frente a novembro de 2018.

Este aumento está relacionado ao grande volume exportado para o Mercosul, o que não era comum para o período – enquanto 5 mil toneladas foram enviadas para este destino em novembro do ano passado, neste, foram cerca de 8 mil toneladas.

Os maiores envios do Brasil ao bloco, por sua vez, refletem os conflitos político-sociais que estão acontecendo na Bolívia e no Chile, já que os bloqueios de caminhões afetaram o transporte e a comercialização da banana da Bolívia e do Equador para o Mercosul – vale destacar que o Chile é o país de passagem para frutas equatorianas.

Para a virada de 2019/2020, as exportações brasileiras de banana podem se manter em alta, devido ao aumento de oferta no Norte de Santa Catarina (principal região exportadora ao Mercosul) e à melhora na qualidade da fruta.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
Cepea
comércio internacional de banana
embarques ao Mercosul
exportações de banana
mercado internacional
oferta de banana