Piracicaba, 27 – Assim como em outubro, a qualidade da banana deve seguir reduzida em novembro, devido ao atraso nas adubações – que, por sua vez, está atrelado ao elevado patamar do dólar, visto que a maioria dos produtos utilizados é importada. Assim, a previsão é de que esse cenário permaneça nos próximos meses.
Nesse contexto, algumas pencas já ficaram mais finas, desvalorizando a fruta. Por outro lado, aqueles produtores que realizaram a adubação no mês passado podem obter melhores resultados, visto que o volume de chuvas aumentou em parte das praças no período, auxiliando o processo de absorção dos nutrientes do solo.
Para o início de 2019, produtores se mostram preocupados com a possibilidade de aumento dos custos, visto que, além do dólar em patamar elevado, o clima mais chuvoso durante a "safra de nanica" pode aumentar necessidade de pulverizações. O aumento da umidade no início do ano também pode favorecer a incidência de doenças fúngicas nas roças, como a famosa sigatoka amarela.
Fonte: hfbrasil.org.br