Piracicaba, 20 – A oferta de banana prata está limitada neste mês, já que a colheita da fruta tem sido cada vez mais escassa nas principais regiões produtoras. Com isso, os preços da variedade estão se elevando – cenário que pode, inclusive, ser positivo ao setor, visto que a rentabilidade do segundo semestre estava bem apertada, principalmente no Norte de Minas Gerais e em Bom Jesus da Lapa (BA).
Até o momento, colaboradores do Hortifruti/Cepea relatam que o mercado tem reagido bem aos maiores preços, resultando na valorização significativa da média da prata, mesmo com a proximidade das festividades de fim de ano. Em relação às frutas de caroço (pêssego, ameixa e nectarina), cuja oferta se intensifica no período, agentes apostam que a comercialização da banana não deve ser afetada, por se tratar de uma fruta considerada popular e estar presente no dia a dia do brasileiro.
Para o fim de 2018 e início de 2019, a perspectiva é positiva para a banana prata, já que o volume tende a se reduzir ainda mais, favorecendo as cotações. Este resultado, contudo, pode ser ainda melhor em janeiro, com a oferta extremamente baixa da variedade nas principais regiões produtoras.
Fonte: hfbrasil.org.br