Piracicaba, 17 – Uma intensificação de corte de cachos da banana nanica é esperada para o fim deste mês na região norte de Santa Catarina – um bom volume da variedade deve ser observado até o começo do inverno, quando as baixas temperaturas devem diminuir o ritmo de maturação. Assim, o aumento da produção pode pressionar as cotações no mercado doméstico entre maio e junho.
Com a maior disponibilidade de frutas com preços mais competitivos nos principais centros de distribuição, a cotação de outras regiões produtoras também pode ser impactada. Por outro lado, a bananicultura de Santa Catarina tem um canal adicional de escoamento de produção, o Mercosul.
Assim, as vendas internacionais podem segurar uma queda expressiva nos preços de banana nestes meses. Os mercados uruguaio e argentino são importantes compradores e foram responsáveis por 89% das cargas totais de banana destinadas ao comércio externo no primeiro trimestre deste ano, totalizando 13,6 milhões de toneladas, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).
Fonte: hfbrasil.org.br