Piracicaba, 19 – O Vale do Ribeira (SP) é a região produtora de banana consultada pelo Hortifruti/Cepea que apresenta maior área de média/alta tecnificação, com cerca de 25.000 hectares. Apesar de não apresentar novos registros de crescimento, manter esta área de produção tem se tornado mais caro a cada ano.
Mas, mesmo que os custos de produção da prata e da nanica tenham aumentado nos últimos anos, segundo produtores, ainda é vantajoso investir na produção no Vale do Ribeira. A rentabilidade unitária na região tem sido positiva e os preços devem ficar acima dos custos na média de 2017.
De janeiro a agosto, os valores recebidos por produtores pela nanica e pela prata litoral estiveram 75% e 53%, respectivamente, acima dos gastos estimados por produtores para cobrir os custos de um quilo da fruta.
Bananicultores do Vale do Ribeira têm gastos fixos que encarecem a produção, como pulverizações e trato cultural, que não precisam ser realizados com tanta frequência em outras localidades. Além disso, os cachos acabam sendo bastante impactados pelo inverno e exigem cuidado extra. Além destes, outros fatores também influenciam nos custos de produção, como o valor da terra e da mão de obra.
Fonte: hfbrasil.org.br