Piracicaba, 30 – Um estudo realizado pela Embrapa, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), apontou que o uso da hidroponia pode reduzir de 30 para 18 dias, em média, o tempo de produção de mudas de banana em local apropriado – já que a técnica utiliza uma solução nutritiva balanceada com água e nutrientes essenciais para o desenvolvimento.
Como resultado, a produtividade dos futuros bananais também pode aumentar, devido à possível redução do tempo em que a muda leva para se desenvolver e atingir o ponto de colheita. A técnica pode, também, minimizar as perdas, já que a mortalidade das plantas caiu para aproximadamente 4%, enquanto no modo convencional chega a uma taxa de 18%, segundo a Embrapa.
Além disso, os estudos apontaram que a hidroponia é mais sustentável que a convencional, visto que reduz consideravelmente o uso de água, diminui a aplicação de fertilizantes e também permite a automatização. A pesquisa salienta, contudo, que os resultados podem variar de acordo com a cultivar utilizada – nesta pesquisa, em especial, optou-se pela prata-anã, amplamente produzida nas diversas regiões do semiárido acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. Foi no semiárido, inclusive, onde as altas temperaturas, combinadas com baixo índice pluviométrico, limitaram a produtividade de diversos bananais há alguns anos.
Fonte: embrapa.br