Piracicaba, 26 – A boa produtividade dos bananais do Paraguai nesta "safra", resultado do clima propício para a cultura nas regiões produtoras do país, tem impulsionado as exportações à Argentina. Segundo notícia veiculada no portal Fresh Plaza, estão sendo enviadas, em média, 15 cargas semanais, cada uma contendo cerca de 1.050 caixas de nanica.
A qualidade das bananas, somada ao alto volume de fruta disponível, possibilitou o escoamento da variedade ao mercado externo, sem prejudicar o mercado interno paraguaio. A expectativa é de que haja um volume ainda maior de banana no país vizinho, depois do feriado de Páscoa – quando os preços podem ser pressionados, facilitando ainda mais o envio à Argentina.
Tal cenário pode interferir de forma negativa no volume exportado de bananas brasileiras, uma vez que a Argentina é um dos principais destinos para as cargas nacionais. Em fevereiro, o Brasil exportou um volume total de 5,3 mil toneladas de bananas, movimentando US$ (FOB) 1,6 milhões, segundo dados da Secex, sinalizando uma recuperação frente ao mesmo período de 2017.
Fonte: hfbrasil.org.br, Fresh Plaza e Secex