Piracicaba, 10 - Importante produtor de banana prata anã, o Norte de Minas Gerais teve como grande destaque a nanica nesta semana (06 a 10/07). A variedade de primeira qualidade foi vendida na média de R$ 1,24/kg, aumento de 25% frente à passada. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a procura pela nanica se intensificou na região, superando até mesmo a da prata anã no período, visto a brusca redução da oferta nacional da variedade.
Lembrando que, recentemente, um ciclone extratropical atingiu o Norte de Santa Catarina e devastou grandes áreas de bananas, fazendo com que comerciantes, que comprassem dessa região, buscassem por frutas na praça norte-mineira.
Em cenário oposto, o preço da banana prata anã de primeira qualidade teve queda de 3% nesta semana, sendo vendida por R$ 1,42/kg, uma vez que a oferta está maior do que o demandado. Para as próximas semanas, a banana nanica pode seguir se valorizando no Norte de Minas, enquanto a prata anã deve apresentar novos recuos nas cotações, devido ao gradual aumento de oferta.
Fonte: hfbrasil.org.br