Piracicaba, 07 - Em junho, a oferta da banana nanica deve aumentar, e a da prata deve registrar leve acréscimo. Destaca-se que, para ambas as variedades, a colheita não deverá ser concentrada, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea.
Para a nanica, o cenário se deve ao atraso do cacheamento dos bananais no Vale do Ribeira (SP) e no Norte de Santa Catarina, devido às temperaturas amenas de meses anteriores, o que prorrogou o ciclo, dentre ele o de “engorda” da fruta. Com isso, o volume da nanica deve aumentar “fora de época” e gradativamente nas próximas semanas, mas sem excessos.
Para a prata, a maior oferta disponibilizada será somente de Delfinópolis (MG), pois as demais regiões produtoras ainda não prenunciam aumento expressivo de volume no período. De acordo com produtores contatados, a quantidade de prata deverá ser maior apenas no terceiro trimestre do ano, com a oferta se sobrepondo em algumas praças.
Deste modo, com a maior disponibilidade de banana, mesmo que não de forma expressiva, as cotações podem ser pressionadas em junho.
Fonte: hfbrasil.org.br