Piracicaba, 15 - O preço da batata padrão ágata especial teve leve recuo de 1,43% entre os dias 11 e 15/03 nos atacados paulistanos, fechando a R$ 175,78/sc de 50 kg. O volume praticamente se manteve nos boxes.
No decorrer da semana, as chuvas continuaram a atrapalhar as atividades de colheita, assim como em todo o período da safra das águas. Entre terça (12) e quinta-feira (14), muitos produtores não arrancaram batata em Água Doce (SC).
Também na quinta-feira, a colheita na região de Cristalina (GO), que ainda está no início, foi impossibilitada pelas precipitações. De acordo com colaboradores de Guarapuava (PR), o tempo úmido faz com que haja pouca batata de boa qualidade, mas mesmo assim, a procura é elevada – devido à baixa disponibilidade nacional.
No Cerrado Mineiro, a produtividade também foi afetada pelas condições climáticas, tempo seco no plantio e chuvas em excesso no desenvolvimento e colheita – a média no município de Patrocínio foi de cerca de 410 sacas/ha – bem abaixo do potencial (700 sc/ha).
O mercado deve se comportar de forma semelhante nos próximos dias: a oferta deve permanecer restrita, uma vez que mais chuvas devem continuar prejudicando a produção e qualidade do tubérculo.
Fonte: hfbrasil.org.br