Piracicaba, 25 – Em outubro, o preço batata lavada tipo ágata aumentou significativamente em relação a setembro. Na parcial do mês (até 21/10), o tubérculo foi comercializado por R$ 72,48/saca de 25 kg na média das lavouras do País (ponderado pela classificação), valor 22,38% acima da média do mês anterior. Tal valorização é reflexo da desaceleração das colheitas de inverno.
De acordo com colaboradores consultados pelo Hortifruti/Cepea, as regiões produtoras do Sul de Minas Gerais, Cerrado Mineiro e Sudoeste Paulista já tiveram de 60 a 70% de suas áreas totais colhidas, restando apenas 30 a 40% para ser ofertado até o final de dezembro. Enquanto isso, em Vargem Grande do Sul (SP), as colheitas já se encontram praticamente finalizadas. Produtores de Cristalina (GO) também se encontram em reta final de safra, devendo ofertar seus 10% de área restantes até meados de novembro.
Além da desaceleração das colheitas, outro fator que contribuiu para a menor oferta em alguns períodos durante o mês foram chuvas no Sudoeste Paulista e no Sul de Minas Gerais, que limitaram o andamento da colheita em alguns dias. Para novembro, a previsão é de pouca mudança no mercado.
Fonte: hfbrasil.org.br