Piracicaba, 17 – Na parcial de dezembro (1° a 15), os preços da batata lavada tipo ágata estão em R$ 120,36 (ponderado pela classificação) na média das lavadoras do País, valor 4% abaixo do registrado em novembro. Mas, apesar da queda, as cotações ainda estão em patamares bastante atrativos aos produtores neste mês: comparando-se aos custos de produção, que ficaram na média de R$ 57,73/sc em novembro, os preços estão 108% mais altos.
A queda em relação ao mês passado é atribuída ao maior volume ofertado na safra das águas, cuja colheita se iniciou em novembro e segue se intensificando, devendo chegar ao pico entre os meses de janeiro e fevereiro. Por outro lado, o cenário de sustentação dos preços em bons patamares é atribuído ao fato de que as primeiras áreas colhidas na temporada das águas são no Sul do País, região que registra quebra de safra, devido à falta de chuvas, e também redução de área – decorrente de problemas de produção no ano passado.
Para as próximas semanas, a oferta de batata deve continuar aumentando, mas a expectativa é que os preços médios se mantenham acima dos custos de produção durante toda a safra.
Fonte: hfbrasil.org.br