×
Batata
Novembro 1, 2022
BATATA/CEPEA: Custo de produção da batata in natura em Vargem Grande do Sul
Dados consideram o perfil de média escala de produção (100 hectares)

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Custo de produção da batata in natura em Vargem Grande do Sul Ver fotos

Piracicaba, 1º - Pelo 16º ano consecutivo, a equipe Hortifruti Brasil se reuniu com produtores e técnicos da região de Vargem Grande do Sul para apurar os custos de produção da batata in natura. O encontro aconteceu em 8 de setembro na Associação dos Bataticultores de Vargem Grande do Sul (ABVGS). A reunião teve como objetivo consolidar as estimativas feitas para a temporada de inverno 2021 e fazer o orçamento para 2022 – que, ressalta-se, já estava com os custos praticamente concluídos, já que a safra estava bastante avançada no momento da apuração dos dados.

A propriedade típica de média escala de produção em Vargem Grande do Sul manteve seu perfil de 100 hectares cultivados com batata. Na safra 2021, não houve alteração no inventário em relação à de 2020. O critério do rateio levou em conta depreciação de máquinas, implementos e benfeitorias, tendo em vista que o produtor apresenta pelo menos mais de uma cultura, além da batata. O custo para construção do barracão em 2021 teve reajuste de 30% frente ao de 2020. Esse barracão tem apenas 50% da estrutura utilizada para a batata, e o restante para outras atividades. Para 2022, foi estimado novamente um reajuste acentuado no valor, mais uma vez em 30%, chegando a R$ 682.500,00 em uma área construída de 350 m2.

Os demais itens também permanecem como registrados nas edições anteriores: terra arrendada, sistema de irrigação sob pivô central e serviço de beneficiamento terceirizado.

Na consolidação da safra 2021, a produtividade média foi de 1.600 sacas de 25 kg/ha, quantia que se acreditava que poderia ser no momento da apuração dos custos de produção em 2021. Para 2022, os rendimentos estão menores que os de 2021, mesmo com a severa geada no ano passado, sendo estimados em 1.400 sc/ha. O rendimento até o momento das geadas, em julho, estava muito alto, em torno de 45 t/ha – muito acima da média típica do período –, e as quebras resultantes do fenômeno climático foram menores do que o esperado. Já em 2022, ocorreu o contrário no início da safra, em julho, com rendimentos menores, em torno de 30 t/ha, em função sobretudo de problemas fitossanitários.

Para ver o inventário de máquinas e implementos e a planilha de custo de produção, acesse a edição de outubro da Revista Hortifruti Brasil.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
batata in natura
custo de produção
custo de produção de batata
vargem grande do sul