Piracicaba, 08 – Na parcial de fevereiro (1° a 07), o preço da batata lavada tipo ágata registrou recuo de 9% em relação ao mês de janeiro, sendo comercializada a R$ 68,19/saca de 25 kg na média das lavouras do País – ponderada por classificação.
O cenário de queda nas cotações – que tem sido observado desde a segunda quinzena de janeiro – é reflexo, principalmente, do aumento da oferta. Isso porque, com a diminuição das chuvas que vinham ocorrendo na maioria das regiões produtoras do País, o ritmo das colheitas foi retomado.
Se as condições climáticas continuarem favorecendo as atividades no campo, a tendência é de que, ao longo de fevereiro, a oferta se eleve ainda mais, já que a intensificação das colheitas da safra das águas nas praças de Guarapuava (PR) e Água Doce (SC) é prevista para este mês. Contudo, mesmo que haja nova desvalorização, os preços ainda devem permanecer em patamares atrativos aos produtores, pois com a redução de área nos últimos anos, a oferta tende a se manter controlada na safra.
Fonte: hfbrasil.org.br