×
Batata
Fevereiro 8, 2023
BATATA/CEPEA: Diminuição das chuvas eleva a oferta e preços caem
Em fevereiro, safra das águas deve ganhar ritmo nas praças sulistas

Por Laura Cestarioli, Isabela Baldini e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Diminuição das chuvas eleva a oferta e preços caem Ver fotos

Piracicaba, 08 – Na parcial de fevereiro (1° a 07), o preço da batata lavada tipo ágata registrou recuo de 9% em relação ao mês de janeiro, sendo comercializada a R$ 68,19/saca de 25 kg na média das lavouras do País – ponderada por classificação.

O cenário de queda nas cotações – que tem sido observado desde a segunda quinzena de janeiro – é reflexo, principalmente, do aumento da oferta. Isso porque, com a diminuição das chuvas que vinham ocorrendo na maioria das regiões produtoras do País, o ritmo das colheitas foi retomado.

Se as condições climáticas continuarem favorecendo as atividades no campo, a tendência é de que, ao longo de fevereiro, a oferta se eleve ainda mais, já que a intensificação das colheitas da safra das águas nas praças de Guarapuava (PR) e Água Doce (SC) é prevista para este mês. Contudo, mesmo que haja nova desvalorização, os preços ainda devem permanecer em patamares atrativos aos produtores, pois com a redução de área nos últimos anos, a oferta tende a se manter controlada na safra.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
água Doce
batata
chuva
clima
cotação
demanda
guarapuava
oferta
PR
preço
safra das águas
SC