Piracicaba, 11 – Na parcial de outubro (1° a 08/10), os preços da batata lavada tipo ágata estão em R$ 113,43 (ponderado pela classificação), na média das lavadoras do País, valor 43,86% acima do de setembro/21, que ficou em R$ 78,84 (também ponderado pela classificação). Com a chegada do final da temporada de inverno, a alta se dá pela menor oferta nacional do tubérculo.
Outros fatores que acarretam em aumento dos preços são as chuvas registradas neste início de mês em muitas praças produtoras. Além disso, ainda há reflexos das geadas de julho nas produtividades atuais – o que também contribui para o menor volume. O Sudoeste Paulista, por exemplo, está colhendo batatas das lavouras afetadas pelas geadas, registrando queda de 30% na produtividade.
Os fenômenos climáticos também seguem impactando a região do Cerrado Mineiro, tanto em produtividade, que está mais baixa, quanto em qualidade – como problemas de escurecimento da pele do produto, por conta do calor, além da maior incidência de traça no final do ciclo. Há, inclusive, registros de descartes nas lavouras.
Até o final deste mês, o Sul de Minas (MG) deve colher até 85% do total de sua produção, caminhando para o encerramento da temporada de inverno. Nos próximos 15 dias, Vargem Grande do Sul (SP) também deve encerrar sua safra, a qual já está com a oferta reduzida.
Fonte: hfbrasil.org.br