Piracicaba, 04 – A geada e as baixas temperaturas que atingiram a região de Guarapuava (PR) no fim da semana passada (entre 27 e 28/04), não prejudicaram significativamente a oferta local de batatas nesta semana (1º a 04/05). Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a temperatura teria chegado a 1°C. Ao Hortifruti/Cepea, bataticultores locais relataram que as perdas ocasionadas pelo fenômeno foram pequenas.
Segundo agentes, os maiores problemas podem ocorrer em talhões destinados à batata semente, já que estes foram semeados mais tardiamente em relação à batata para consumo. Nos talhões com destino ao mercado in natura, por sua vez, a maior parte já está em final de ciclo, portanto, as perdas em produtividade podem ser baixas, visto que os tubérculos não crescem. Já a qualidade, sobretudo na formação da pele, pode ser mais impactada.
Os profissionais seguem atentos às previsões climáticas na região – que devem permanecer entre 10°C e 24°C nos próximos quatro dias (05 a 08/05), segundo o Simepar.
Fonte: hfbrasil.org.br