Piracicaba, 13 – Apesar dos atrasos em Curitiba (PR), devido à falta de chuvas (que impediu os trabalhos em áreas sem irrigação), o plantio da temporada das águas 2018/19 está se intensificando neste mês. Em um cenário usual, 30% do plantio deveria ter sido realizado até o final de agosto. No entanto, a atividade foi feita em somente 15% da área. Assim, o calendário na região deve ter atraso de 15 dias, com concentração de colheita prevista para janeiro de 2019.
Água Doce (SC) e Bom Jesus (RS) estão iniciando as atividades nesta primeira quinzena e devem plantar 5% do volume em setembro. Guarapuava (PR), por sua vez, deve colocar 60% das batatas sementes no campo – referentes à 1ª parte da safra da região. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, além da dificuldade de se obter crédito em Guarapuava, muitos produtores ainda não receberam os pagamentos referentes às vendas da safra passada.
Já Ibiraiaras (RS), Irati, Ponta Grossa e São Mateus do Sul (PR), devem encerrar as atividades no fim deste mês, apesar da dificuldade na obtenção de crédito para a compra de insumos – devido às dívidas adquiridas em anos anteriores.
Fonte: hfbrasil.org.br