Piracicaba, 11 – Na parcial de maio (1° a 10/05), os preços da batata lavada tipo ágata estão em R$ 96,29 (ponderados pela classificação) na média das lavadoras do País, valor 19,3% superior ao de abril – de R$ 80,67, também ponderado pela classificação. A alta nas cotações já era prevista, tendo em vista que maio costuma ser um período de entressafra na bataticultura, com a temporada das águas se encerrando e a das secas em fase inicial.
PERSPECTIVAS – As regiões paranaenses – Curitiba, Irati, São Mateus do Sul e Ponta Grossa – iniciaram a colheita da safra das secas já na primeira semana de maio, mas ainda em poucos volumes, o que pode refletir em novas altas nas cotações do tubérculo neste mês. A intensificação da oferta, segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, está prevista apenas para junho.
Por conta do baixo volume de chuva, os tubérculos apresentaram problemas no enchimento – resultando em batatas de baixo calibre e, consequentemente, em menor produtividade. O clima seco também eleva a incidência de pragas, como a larva-alfinete e a mosca branca, as quais afetam a qualidade do tubérculo.
Fonte: hfbrasil.org.br