Piracicaba, 27 – A expectativa para esta semana (26 a 30/03) é de que as vendas de batata sejam impulsionadas pela Semana Santa – que, tipicamente, eleva o consumo do tubérculo, por ser o principal item que acompanha alguns pratos típicos, como o bacalhau. Com isso, uma alta nos preços também é esperada, embora nestes dois primeiros dias da semana (26 e 27), o fato não tenha ocorrido.
Entre segunda e terça-feira, as cotações ficaram na média de R$ 62,36/sc de 50 kg (recuo de 7% em relação ao mesmo período da semana passada), devido à elevada oferta nos atacados, em função tanto de sobras de dias anteriores, quanto de maior volume de entrada. Isso se explica, justamente, pela expectativa de maior demanda neste período.
Além disso, devido às chuvas, a colheita foi mais lenta na semana passada, e agora vem sendo compensada. Porém, com a expectativa de crescente aumento na procura pelo tubérculo com o passar dos dias, colaboradores do Hortifruti/Cepea apostam em aumento das cotações de batata a partir de amanhã (28).
Fonte: hfbrasil.org.br