Piracicaba, 13 - As cotações da cebola foram pressionadas em todas as regiões produtoras do País, nesta semana (9 a 13/07). Em Irecê (BA), a média dos preços ficou em R$ 0,56/kg ao produtor, redução de 30% em relação à semana passada. Mesmo com a queda, o volume na região está cada vez menor, próximo à finalização da safra do primeiro semestre.
Em relação ao mês passado, a cotação da caixa 3 beneficiada caiu 29% na região baiana (considerando a parcial de julho até o dia 12). No Vale do São Francisco, o volume é maior em relação à Irecê, pressionando as cotações. A produção nordestina tem como principal finalidade abastecer as redondezas; já o montante que chega ao atacado de São Paulo (Ceagesp) é baixo.
Nas regiões de Santa Juliana (MG) e Cristalina (GO) o volume também está elevado pois ambas as regiões estão em pico de colheita, sendo os principais responsáveis pela alta oferta nacional. Este cenário baixista já é esperado para essa época do ano, pois é um período de boa produtividade nas lavouras e quando importantes regiões produtoras estão colhendo.
Fonte: hfbrasil.org.br