×
Cebola
Agosto 12, 2024
CEBOLA/CEPEA: Aumento produtivo reflete em queda de preço no Nordeste
Produtores do RN aguardam maiores preços para elevar a colheita, no final do mês

Por Francisco Delatorre e Renata Meneses
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Aumento produtivo reflete em queda de preço no Nordeste Ver fotos

Piracicaba, 12 – Após aumentos nas cotações da cebola na semana retrasada, voltaram a recuar na passada em Irecê (BA) e Vale do São Francisco (BA/PE). Com a retomada produtiva e maior volume de bulbos sendo comercializado após a oferta momentânea reduzida, os preços caíram tanto regional quanto nacionalmente. Segundo produtores consultados pelo Hortifrúti Cepea, as produtividades têm subido gradualmente em ambas as praças – devendo atingir o seu pico produtivo em meados de setembro.

A qualidade também está cada vez melhor, e a classificação de produtos em caixa 3, subido. A oferta nordestina deve aumentar ainda mais entre agosto e setembro, já que Baraúna (RN) começa a colher em breve. As expectativas eram de início nesta semana na praça, porém com os preços nacionais caindo, produtores devem segurar as atividades até o final do mês. A safra potiguar pode interferir nas vendas das demais praças nordestinas, uma vez que abastece quase que em totalidade capitais como Fortaleza (CE) e Natal (RN).

Na última semana (05 a 09/08), a cebola amarela híbrida beneficiada em Irecê fechou à média de R$ 44,50/sc de 20 kg, queda de 25,4%, enquanto no Vale do São Francisco as cotações fecharam em R$ 38,75/sc de 20 kg (-35,4%). 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
Cepea
HF Brasil
mercado
Nordeste
preço