Piracicaba, 18 – O mês de dezembro tem sido marcado pela maior comercialização de cebola da região Sul do País. Por registrar maior área cultivada, a praça de Ituporanga (SC) é a mais influente no mercado paulistano.
O início de sua safra foi afetado pela maior incidência de chuvas, as quais prejudicaram a aparência da casca da cultivar superprecoce – característica indesejável pelo consumidor. Entretanto, as condições seguem positivas para que a produtividade atinja elevados patamares para as cultivares bola precoce, valessul e crioula, bulbos com maior destaque no cultivo da região catarinense.
A elevada oferta nacional, proveniente das regiões Nordeste e Sul, impactou os preços da cebola e reduziu a rentabilidade dos produtores de Ituporanga. Apesar disso, não foram relatados prejuízos, pois a maior produtividade reduziu o custo por hectare, compensando as baixas cotações.
No caso de São José do Norte (RS) e Irati (PR), o escoamento está lento, devido à opção dos produtores em aguardar a melhora dos preços. Lebon Régis (SC), por sua vez, ainda registra baixa comercialização, com perspectiva de aumento em janeiro de 2020.
Fonte: hfbrasil.org.br