Piracicaba, 08 - Nesta semana (04 a 08/05), foram comercializadas cebolas de Minas Gerais e da Europa no atacado paulistano (Ceagesp). O volume dos recém-chegados produtos ao mercado ainda é restrito, e colaboradores do Hortifruti/Cepea relatam baixa qualidade e, por isso, estão sendo vendidos a preços inferiores.
O bulbo de Santa Catarina, por sua vez, mantém padrão mais satisfatório para comercialização: as cotações fecharam a R$ 3,85/kg (+4,2%) nesta semana. A falta da hortaliça no mercado, provocada pela finalização da safra catarinense, restrição da importação argentina e quebra da produção no Nordeste, mantém o preço atrativo – o que estimulou negociações para importação da Europa. A entrada pode ser mais frequente nas próximas semanas, mas vale ressaltar que a qualidade dos próximos lotes ainda é incerta e pode limitar o consumo.
A perspectiva é de baixa qualidade da cebola holandesa, pois são produtos da safra passada – armazenados em câmara fria. Quanto ao bulbo mineiro, as chuvas no início da safra foram responsáveis pelo baixo padrão, mas a tendência é de melhora gradual nos próximos lotes. Além disso, a retirada do bulbo verde para aproveitar o alto valor de mercado também prejudicou a qualidade.
Fonte: hfbrasil.org.br