Piracicaba, 05 - Com a proximidade da finalização da safra de bulbinhos em São Paulo, o Cerrado toma a frente como a maior ofertante de cebola do País. Em Santa Juliana (MG), produtores estão animados tanto pelo aumento da qualidade quanto pela elevação do volume. Ainda assim, em comparação à demanda do mercado, a oferta é baixa, o que garante boas cotações.
Produtores mineiros receberam R$ 68,33/sc de 20 kg pela caixa 3 beneficiada nesta semana, valor 36% superior em relação à semana anterior. Já em Cristalina (GO), a qualidade ainda não alcançou bons resultados, pois parte dos bulbos foi afetada pelas chuvas em março e abril. Ademais, há problemas de bacteriose que estão gerando descarte (em torno de 10%), contribuindo, também, para menor volume disponível.
Há previsão de que nas próximas semanas tal índice de descarte seja minimizado e a oferta pode se elevar. Ainda que o maior volume seja de calibre pequeno, a praça goiana também está alcançando boas cotações. A caixa 3 foi vendida pelo preço médio de R$ 67,33/sc de 20 kg.
Fonte: hfbrasil.org.br