×
Cebola
Agosto 23, 2017
CEBOLA/CEPEA: Chuva de granizo não afeta lavouras do Sul
Desde 1° de agosto, já choveu 138,4 mm na região

Por Beatriz Papa Casagrande, Bianca Pan dos Santos e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Chuva de granizo não afeta lavouras do Sul Ver fotos

Piracicaba, 23 – Fortes chuvas atingiram Ituporanga (SC) no decorrer de agosto, registrando um acumulado de 138,4 mm até o fechamento desta notícia (23/08), segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Foi registrada, ainda, a ocorrência de granizo na primeira quinzena do mês. Contudo, a maior parte da chuva atingiu apenas a área urbana, sem causar prejuízos significativos aos cebolicultores do Sul.

Além disso, a maioria dos bulbos estava em estágio inicial (60 dias) e algumas áreas ainda não estavam semeadas, visto que o plantio na região, que se iniciou no fim de maio, deve finalizar neste mês. Neste cenário, devido à fase inicial de desenvolvimento, mesmo se houvesse danos às lavouras, a cebola poderia se recuperar até o período da colheita – prevista para se iniciar em novembro. 

Para as demais praças do Sul, o desenvolvimento das áreas está satisfatório até o momento, e a expectativa é de que o semeio também se encerre até o final de setembro. Já a colheita em Irati (PR) e São José do Norte (RS), deve começar em outubro, e em Lebon Régis (SC), em dezembro.

Granizo em Santa Catarina/ Foto: Reprodução Diário Catarinense - Wilson Neves Filho

Fonte: Inmet e hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
chuva
chuva em Ituporanga
granizo
lavouras de cebola
produção de cebola
Sul