Piracicaba, 12 – A colheita das cebolas em Minas Gerais e São Paulo se iniciou em maio e deve se intensificar em junho. No Triângulo Mineiro, a qualidade e a produtividade dos primeiros bulbos foram prejudicadas pelo elevado volume de chuvas durante o desenvolvimento da hortaliça, cenário que também atrasou a colheita desta temporada. Devido à baixa oferta em todo o País, alguns produtores mineiros retiraram parte das cebolas antes do período necessário de maturação, para aproveitar os altos preços de maio.
Em Divinolândia e Piedade (SP), a safra de bulbinhos deve se intensificar neste mês. A produtividade das primeiras cebolas também foi prejudicada pelas altas temperaturas e chuvas no início do ano, porém, no geral, a qualidade está satisfatória.
O volume da hortaliça em ambas as praças paulistas deve ser menor em 2018, pois cebolicultores diminuíram os investimentos na cultura, devido aos baixos preços obtidos em 2017. A média dos preços em maio no Triângulo Mineiro ficou em R$ 46,25, 167% acima em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Fonte: hfbrasil.org.br