Piracicaba, 10 – A colheita de cebola está em ritmo de finalização na maioria das praças sulistas. Em Ituporanga (SC), grande parte dos produtores já encerrou a retirada dos bulbos nesta semana (08 a 10/01), restando apenas 10% da produção nas roças.
Nas regiões de São José do Norte (RS) e Irati (PR), a colheita também deve se encerrar neste mês. Já em Lebon Régis (SC), as atividades devem seguir até fevereiro, uma vez que boa parte da produção é de cebolas crioulas (ciclo tardio). Mesmo com o fim da colheita, a comercialização deve permanecer até os meses de abril e maio, devido ao processo de armazenamento.
O escoamento de bulbos no mercado, entre novembro e dezembro, era predominantemente de cultivar super precoce. Contudo, em janeiro, a maior parte escoada é de cultivar bola precoce e crioula – que possuem maior ciclo.
Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a qualidade dessas cebolas é superior e estas possuem maior resistência durante o armazenamento, o que pode favorecer as cotações.
Fonte: hfbrasil.org.br