Piracicaba, 26 – Alguns produtores de Piedade (SP) já iniciaram a colheita de cebolas híbridas – e a perspectiva é de que cerca de 5% do total produzido seja colhido ainda nos próximos dias. As atividades de semeio, vale lembrar, se encerraram em julho e o desenvolvimento esteve favorável no decorrer de setembro. A finalização da colheita está prevista para dezembro e as previsões iniciais indicam que a produtividade deve ser satisfatória durante a safra.
A estimativa da área destinada para o plantio de cebolas neste ano é de 550 hectares em Piedade, 15,4% inferior à da temporada de 2016. Essa queda se deve ao aumento do custo de produção, reflexo dos elevados preços de mão de obra e adubos. Além disso, as baixas cotações da cebola, na temporada passada, descapitalizaram alguns produtores.
Mesmo com o início da safra de cebolas híbridas de Piedade, a oferta em São Paulo não deve se elevar, visto que a tendência nas regiões de Monte Alto e São José do Rio Pardo (SP) é de diminuição do volume colhido até outubro, quando a colheita é finalizada. Com isso, dada a redução de área e menor oferta em São Paulo, a expectativa é que produtores consigam uma rentabilidade maior em relação a 2016.
Fonte: hfbrasil.org.br