Piracicaba, 17 – O volume de cebolas ofertadas no Sul do País tem aumentado neste mês em relação a dezembro. Isto porque as quatro regiões acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea – Ituporanga, Lebon Régis (SC), Irati (PR) e São José do Norte (RS) – estão no auge das comercializações ao mercado nacional.
Porém, mesmo com maior intensidade de oferta, os preços permanecem satisfatórios: a média da cebola crioula na primeira quinzena do mês foi de R$ 1,48/kg em Ituporanga, devido à menor produtividade, diante das adversidades climáticas. Em Santa Catarina, chuvas estão atingindo as roças de Ituporanga e de Lebon Régis, dificultando a colheita das variedades crioulas.
Devido ao aumento de umidade e às altas temperaturas, a incidência de doenças aumentou em Ituporanga nos últimos dias, tornando frequente o aparecimento de bico d’água e podridão. Porém, apesar de parte das hortaliças apresentar problemas de qualidade, de maneira geral, as vendas estão satisfatórias. Neste cenário, a rentabilidade esperada para este mês é positiva aos cebolicultores das regiões sulistas.
Fonte: hfbrasil.org.br