Piracicaba, 07 - As cotações subiram nesta semana em Irati (PR), devido ao aumento da demanda nacional pela cebola do Sul. Grande parte das cebolas superprecoces já foram comercializadas, e as cultivares bola precoce estão sendo vendidas desde o início de dezembro.
Os bulbos colhidos tiveram sua qualidade afetada devido as altas temperaturas no plantio, conjuntamente com o excesso de chuvas no período de colheita, em novembro. No momento, aproximadamente 50% do volume de bulbos bola precoce já foram retirados das roças, e estão sendo alocados nos galpões para curar.
As crioulas permanecem em desenvolvimento e serão colhidas apenas em janeiro. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, como o clima está favorável para a retirada dos bulbos, a prioridade é tentar colher o máximo de mercadoria para que possam ser estocadas nos galpões.
Durante a noite, os bulbos estão sendo irrigados para seu melhor desenvolvimento. A irrigação está sendo realizada no período da noite, para não ocorrer “choque térmico” na hortaliça.
O volume nacional reduziu e a procura por bulbos sulistas aumentou, elevando os preços de comercialização. A média dos preços na roça paranaense ficou em R$ 1,20/kg, aumento de 9,10 % em relação a semana passada.
Fonte: hfbrasil.org.br