×
Cebola
Setembro 12, 2024
CEBOLA/CEPEA: Em agosto, exportações atingem recorde histórico em receita
Em volume, desempenho foi o segundo maior da série

Por Francisco Martinelli e Renata Meneses
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Em agosto, exportações atingem recorde histórico em receita Ver fotos

Piracicaba, 12 – As exportações brasileiras de cebola seguiram com bom desempenho em agosto. Segundo o Comex Stat, a quantidade enviada no mês passado foi o segundo maior volume mensal desde o início da série histórica, em 1997 – quase 14 mil toneladas foram embarcadas, 154% superior ao de julho de 2024. Em termos de receita, as importações geraram US$ 8,7 milhões, registrando o maior valor mensal da série histórica do Comex Stat, sendo 174% maior do que o do mês de julho.

Os países de destino são majoritariamente os vizinhos (Argentina, Uruguai e Paraguai). A Argentina foi o principal país a receber as cebolas brasileiras, representando 55% do volume enviado. Vale a ressalva de que eles abasteceram o mercado brasileiro nos primeiros meses do ano, devido à quebra produtiva no Sul, que ocasionou uma lacuna de oferta no mercado. Nas últimas semanas, o principal motivo que levou à necessidade de importações por parte do país vizinho foi o atraso da safra do norte da Argentina (região tipicamente abastecedora nesse período).

Na semana passada, o volume enviado já foi menor, e as expectativas são de que, daqui em diante, os pedidos devam cair ainda mais, em decorrência do melhor ritmo da colheita argentina.

Fonte: hfbrasil.org.br e Comex Stat

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
argentina
cebola
demanda
exportação
oferta
Paraguai
uruguai